A Tortilla Mexicana

A tortilla não é somente base da alimentação popular, mas serve também para preparar uma série de pratos saborosos e econômicos da cozinha mexicana: os clássicos tacos dourados, as enchiladas em todas as suas variedades, a tortilla cortada ou em pedaços que é colocada em caldos de tomate ou de feijão para finalizar saborosas sopas.

As tortillas douradas em manteiga ou azeite (tostadas) são a base para muitas saladas e carnes preparadas de diferentes maneiras; a tortilla fria molhada com caldo de chile e depois ligeiramente frita ou refogada, é colocada em cima de uma outra até formar um bolo – em alguma regiões da república mexicana esse guisado é empanado com ovo. Todos estes pratos são apenas uma mostra da infinidade de formas que os mexicanos consomem a tortilla.

Ainda que a tortilla tradicional seja feita unicamente com farinha de milho, para dar-lhe um sabor diferente e fazê-la mais nutritiva, pode agregar-se também um pouco de farinha de trigo ou misturar purê de haba, garbanzo (grão de bico), lenteja (lentilha), feijão ou batata.

Na realidade o uso da tortilla na comida do dia a dia não tem mais limites do que a imaginação e a criatividade do cozinheiro.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s