AntoJitOs MexiCaNos

Antojitos Mexicanos (petiscos, appetizers mexicanos, aperitivos, entradas, tapas mexicanas, etc.) “Anseios Súbitos”, “Desejos” ou “Pequenos caprichos” – todas estas designações são usadas para definir a variedade de refeições ligeiras que os mexicanos comem a todas as horas do dia. 

Os Antojitos são as comidas das ruas, feiras e dos mercados, sendo na sua maior parte feitos a partir de uma fonte alimentar com séculos de idade – A Tortilla – feita de milho ou trigo, a Tortilla é o pão, o prato e a colher dos mexicanos.  Rapidamente preparada numa comal (chapa), dobrada sobre queijo com uma folhinha de epazote, torna-se uma quesadilla. Simples, mas requintada.  Os tacos, tortillas macias ou crocantes, cobertas com praticamente tudo o que for comestível; as tostadas e as flautas em camadas, as enchiladas mais complicadas… A escolha é infinita e cada região tem a sua especialidade.

Cultura del Antojito

José M. Iturriaga chamou ao gênero dos “Antojito” como a “Cultura del Antojo”, que se refere a todas as formas de cozinha rápida e pela forma básica em que estão feitas.

Os “antojos” não tem horário, podem se comer ao longo do dia ou parte da noite, podem ser tacos, tortas, tamales e atole, som para café da manhã, tarde ou merende.

O “pozole” que era comido antigamente só na merenda ou jantar, ao igual que os “menudos” ou “pancita” (dobradinha),  Para as regiões urbanas o dia começa no café da manha, se tomam sucos de fruta natura, diferentes tipos de pães, ovos que se farão segundo os ânimos, tudo servido com “frijoles refritos” ao lado.

Chamamos de “Cultura del Antojito”, por causa que desde há uns anos atrás é usado e até abusado deste termo “cultura”, por exemplo, cultura do trabalho, cultura da morte, cultura da proteção civil e um sem fim de aplicações.

Falamos de “Cultura del Antojito” por que se trata de uma forma de ser mexicano, de uma costume alimentícia tradicional e antiga, que esta vinculada em todas as classes sociais,

Um estudo sobre os “antojitos” só poderia ser realizado por um amplo grupo de trabalho durante um tempo prolongado, e os resultados seriam uma verdadeira enciclopédia.  Os três principais tipos de geografia culinária mexicana, são os tacos, os tamales e as tortas mexicanas.

Embora a “alta gastronomia mexicana” está muito bem estudada, cozinheiros, gourmets, escritores gastronômicos, críticos deixam de lado a suculência de um mole poblano, por exemplo, para se desfrutar de um ou vários tacos, tal vez por que falar taco seja mais fácil.

Os mexicanos degustamos tacos que vão desde o cotidiano bife assado no carvão, até a nana do porco (matriz da porca) ou o olho do boi.

Para comer estes tipos de pratos não se usam talheres (pois estes não se usavam na no México antigo) e o maior consumo é típico das ruas mexicanas.

Por exemplo as toras são mais consumidas nas grandes cidades como a cidade do México, ao contrario dos tacos e tamales que são consumidos no interior e em qualquer cidade pequena.

Nenhuma classe social é alheio a este tipo de pratos, sendo as vezes considerado como se fosse um grande buffet, por outra parte a comida mexicana sem exceção das regiões, tem preparações considerados como “alta gastronomia”, “alta” pela complexidade das preparações e pelos saborosos resultados obtidos no final, e não por que exista pelo menos no México uma “baixa” gastronomia.

A afirmação “A cozinha mexicana é uma das melhores do mundo” é uma verdade contundente.  Todos as cidades que formam a republica mexicana tem suas particularidades e delicias; a cozinha mexicana é a soma de cozinhas regionais e as vezes de cozinhas locais.

Esta diversidade pode ser representada em um só prato, por exemplo o “pozole” que tem mais de uma dúzia de variantes.

O mais comum o “pozole blanco”, que se costuma comer na maior parte do México, a base é respeitada “maiz cacahuazintle” (uma espécie derivada do milho branc) as variantes vão desde colocar carne de porco, ovo, alface, rabanete, cebola picada, orégano, chile moído, suco de limão, acompanhado de tostadas, etc.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s