Bebidas Tradicionais Mexicanas


Mezcal ou Tequila ?

Em distintas regiões do México se obtém bebidas fortes da planta agave que recebem o nome genérico de Mezcal, e que são nomeadas de acordo à região aonde foram feitas, por exemplo, Mezcal Allende, Mezcal Cantarera, etc. o mais famoso é aquele da larva dentro.

O Agave

Diferentemente ao que algumas pessoas acreditam, o Agave não é um cactus, é uma planta que pertence à família das amarilidáceas, é de folhas longas, fibrosas de forma ovulada da cor verde azulado, cuja parte aproveitável para a elaboração do Tequila é a raiz ou “pinha”.

O Mezcal

A palavra Mezcal provem do náhuatl “mexcalmetl”, que significa agave. Até 1519 o pulque era a única bebida alcoólica que se conhecia. Uma vez que no México se começou a usar o processo de destilação surgiram bebidas de alto teor alcoólico obtidas do agave às que originariamente se chamaram de “vinho de agave” ou “vinho de mezcal”, da onde surgiram por volta de 1800 O Tequila.

O Tequila é uma forma de mezcal, mas o mezcal não é uma forma de tequila. Existem diferencias especificas entre ambas bebidas, principalmente na forma de produção e na variedade de agave.

O Mezcal é uma bebida produzida de forma artesanal e 100% agave, o Tequila é produzido de forma industrial e não precisa ser 100% agave.

O tipo de agave da onde se obtém o Tequila se chama Agave Tequiliana Weber variedade Azul e no caso do Mezcal é o Potatorum Zucc, a Amailidáceas e o Angustifolia haw.

A diferencia do Tequila o Mezcal leva um “gusano” dentro da garrafa, a qual desde épocas prehispánicas, se lhe atribuem características afrodisíacas.

A elaboração do Mezcal começa depois de 8 a 9 anos a “piña” está madura, ela é aquecida com lenha e pedras de rio para concentrar o calor. As piñas se acomodam dentro de um forno e se cobrem com bagaço durante 3 dias.

Depois as piñas são removidas e colocadas em um aro de pedra para moer com ajuda de uma roda. O liquido é colocado em barricas de roble com capacidade de até 600 litros, ao qual se acrescenta de 5 a 10% de água.

Se deixa ao descoberto de 4 a 30 dias. A mistura se aquece e evapora através de uma serpentina, colocando gota a gota em um outro alambique.

Se diz no México que o Mezcal produz no organismo um efeito parecido ao de um tônico, além do seu imediato efeito afrodisíaco, o habito moderado de consumo prolonga a vida sexual e a do individuo que o bebe.

El Pulque

Durante o século XIX o Pulque era a bebida predileta de muitos mexicanos ricos ou pobres, jovens, adultos.  Estava presente nas mesas da maioria dos lares do país.  Já para o século XX, era muito comum se deparar com alguma “pulqueria” (lugar aonde era vendido o Pulque) nas cidades e povos do interior do México.

As pulquerías costumavam estar pintadas com murais e no interior quase sempre tinham o piso coberto de pó de serragem, isto porque um dos rituais dos bebedores era o de derramar um pouco no chão para que a Madre Tierra também acalmasse sua sede.

O Pulque era também degustado nos restaurantes nos dias domingos.  Nos anos 20s o governo tentou erradicar o Pulque porque ele era considerado “anti-higiênico” e embriagador e degenerativo da classe popular e indígena.

Alem de ser considerada uma bebida alcoólica seu cheiro é muito forte, por tal motivo nas pulqueria costumava ser “curado” com vários tipos de ingredientes como amendoim, limão, laranja, abacaxi, aveia, entre outros.

Para erradicar o consumo do Pulque surgiram varias campanhas para que os mexicanos consumissem cerveja, em varias cidades se anunciava à cerveja como uma “bebida familiar”, higiênica e moderna, se dizia que o consumo de cerveja tinha benefícios terapêuticos, considerada também como uma bebida diurética, estimulava a circulação e limpava os rins.

O Sotol

El Sotol se elabora a partir de una agavácea que crece únicamente en las altas laderas de las sierras y lomeríos del desierto de Chihuahua.

La planta de la cual se obtiene el Sotol es conocida también como “sotol”. El nombre científico de esta agavácea de Dasylirion, y es nativa del Desierto Chihuahuense.

Sobrevive tanto a la crudeza de helados inviernos como a los ardientes veranos gracias a su enorme energía latente, la cual da al Sotol su peculiar regusto. La severidad del medio desértico es en sí, un medio de selección natural que sólo permite sobrevivir a las plantas más sanas y fuertes.

Este riguroso control de calidad de la naturaleza se detecta claramente en el sabor suave de Sotol Hacienda de Chihuahua Reposado.

El origen del Sotol se pierde en las leyendas de Chihuahua, fue inventado por las tribus locales: Tarahumaras y Anazasis. Quienes la utilizaban en sus rituales y ceremonias religiosas. Cuando la conocieron los españoles y mestizos, le incorporaron sistemas europeos de destilación que le dieron un alto grado de pureza.

Posteriormente, durante los siglos XVIII y XIX, en el panorama rural mexicano dominaban las Haciendas, comunidades autosuficientes que producían lo que necesitaban consumir: carnes, granos, artesanías y bebidas autóctonas elaboradas a partir de uva, caña o agave, según la región, productos que se servían con orgullo en la mesa de los hacendados.

En la zona conocida como el Desierto Chihuahuense, la bebida tradicional ha sido el Sotol.

Debido al carácter que encierra en su sabor, el auténtico sotol es muy apreciado desde hace más de 800 años.

2 Respostas para “Bebidas Tradicionais Mexicanas

    • Boa noite, Letícia

      O fato de não vermos uma coisa não significa que ela não exista. Ao contrário de você, não passei apenas 3 anos no México, nasci lá e sei muito bem o que tem e o que não tem. As informações contidas no blog são verdadeiras, cabe a você acreditar ou não.

      Atenciosamente,

      Arturo Herrera

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s