Comida de QuaresMa no MéxicO

Os mexicanos temos varias pratos que são consumidos especialmente na Quaresma e Semana Santa.

Exemplos são as tortitas de camarón seco com romeritos, bacalao a Viscaina do jeito que os brasileiros e portugueses faz, só que nós acrescentamos chiles xcatic, para as sextas feiras de Quaresma podem se comer os charales fritos servidos em tortillas com sua salsa e limão (imagine um tipo de tempura de lambaris), o pan de cazón e o huachinango a la veracruzana.

Para finalizar com uma sobremesa feita com pães amanhecidos (que nada tem a ver com a rabanada portuguesa, mas garanto que tão gostosa quanto) capirotada com laranja ralada, amendoins e queijo.

A comida de quaresma no México é das mais ricas do mundo pelo simples fato de que na antiguidade não existiam as carnes de boi e de porco.

A culinária na quaresma esta regida por certos costumes dos mexicanos católicos como são o jejum e a abstinência de carne principalmente nas sextas feiras.

O período da quaresma vai da Quarta Feira de Cinzas até o Domingo de Ressurrecional. Aonde por costume religioso (seguido com rigorosidade na antiguidade) não se podia comer carne vermelha, aves, ovos, leite e vinho, permitia-se somente verduras, legumes, pão, água e frutas secas.

Com a chegada dos espanhóis, foi se incorporando o bacalhau.

Atualmente no México na Região Norte come-se, por exemplo, sopa de favas, lentilhas e capirotada. É muito consumido o pipián que se faz combinando chiles secos vermelhos com um pouco de milho seco que é moído e refogado com cebola, alho e epazote e depois é acrescentada batata, nopales e camarão seco.

Em Veracruz por exemplo, se fazem a sopa de ostras, caldo largo de pescado, sopa de sardinhas e uma infinidade de pratos com frutos do mar.

Na minha cidade (Cidade do México) se costuma comer flores de abobrinhas, quelites (parecido com os epinafres do Brasil.), quintoniles, chilcayotes (chuchu gigante com espinhos), huazontles e nopales.

Outros exemplos são o arroz mexicano com camarões secos, charales capeados, as calabazas (abobrinhas) que se cozinham em torta, recheadas, picadas, entomatadas, etc., pescados fritos, ceviche de pescado, caldos de camarão, corundas con rajas, chilpachole…mmmhhhhhhhh entre muitas outras comidas…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s