Comida Mexicana PatriMôniO da HumAnidaDe

A Mexicana é a primeira gastronomia na historia a ser nomeada Patrimônio da Humanidade.

Sete Chefs Mexicanos e cinco cozinheiras de origem indígena viajaram a Paris com uma lista grande de produtos mexicanos, alguns dos quais eram: escamoles (ovos de formiga), diferentes tipos de “mole” negro, poblano e amarillo, polpas de guanábana (graviola) e de zapote negro (sapoti preto), incluíam também “chiles” poblanos (um tipo de pimenta parecida com o pimentão mais muito picante).

A lista parecia interminável com mais varias caixas de diferentes tipos de pimenta, diversos tipos de grãos, chocolate, pão doce, queijo fresco, vários tipos de Tortillas algumas feitas com milho roxo, outros com azul e branco, “chapulines” (gafanhotos) e vários tipos de mezcales (bebida destilada feita com um tipo de agave). Todos,  produtos básicos da gastronomia mexicana que no dia 19 de novembro sera declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Há cinco anos se planteou explicar à UNESCO a possibilidade de que uma gastronomia vira-se Patrimônio, mas a resposta foi dada nula, naquela época a UNESCO estava desprevenida, sempre costumada a ver a cultura como sinônimo das Belas Artes. Mal sabiam eles que detrás de este trabalho estavam mais de quinze anos de estúdio.

A “Cozinha do Milho” foi o nome que levou o primeiro documento que foi rejeitado, cinco anos mais tarde se plantearam novos procedimentos para demonstrar a antiguidade da cozinha mexicana, seu eixo articulador que conformam o milho, o feijão, o “chile” e algumas técnicas de preparação pré-hispânicas, sua continuidade na historia e importância como fatos do desenvolvimento de um país como o México.

Tudo isto para que as tradições e costumes do povo mexicano prevaleçam e percam relevância na vida cotidiana dos mexicanos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s