CultuRa LowRider

Muitas pessoas já escutaram falar de lowrider mas a maioria não entende as origens, seus significados e seus valores culturais.

Para você gostar e apreciar o verdadeiro lowrider você tem que compreender suas raízes.

A maioria dos imigrantes mexicanos eram na sua maioria trabalhadores de granja, pobres no melhor dos casos, e não tinham dinheiro para comprar um carro novo.  Mas depois da segunda guerra mundial nos Estados Unidos começou a trabalhar em modelos novos de carros.

Para a maioria dos “gringos” (como são chamados os estadunidenses pelos mexicanos) um carro bom é aquele que não tem mais do que 03 ou 04 anos de uso. Nessa cultura capitalista aonde tudo está disponível, pode ser trocável e vem com data de validade (incluindo amigos e parentes) surge o lowrider, oposto a essa cultura capitalista; o LOWRIDER e uma de tantas declarações anticapitalistas dos mexicanos e “chicanos” (filhos de mexicanos nascidos nos Estados Unidos) fazem para o povo das barras e das estrelas.

O lowrider é orgulhosamente “parido” dos mexicanos e chicanos (incluía-se latinos também). Eles compravam os carros velhos e geralmente compravam os maiores para couber a família inteira e os carros ficavam muito baixos de tanto peso. No inicio como vocês poderão imaginar os chicanos e mexicanos fizeram as pinturas nos carros por diversão e se acredita que a palavra lowrider era uma palavra que os ofendia.

Lowrider não é uma moda passageira, mas bem é um jeito de ser, uma paixão, um modo de vida por que não. Não se engane lowrider não é gosto pelos carros antigos ou clásicos pois algumas vezes se acredita que somente carros antigos podem levar o “selo” lowrider.

Então se fez “algo” do nada e os mexicanos e chicanos não deram a mínima para os chingamentos dos gringos. Então em medida que a sociedade mexicana foi avançando e ganhando um “estatus” econômico melhor se investiu na produção dos carros com rins e pinturas brilhantes e grafites cheios de vida. Motores restaurados ou trocados e a hidráulica usada levou mesmo o Lowrider a outro nível.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s