El NoPal (cactus, palma)

A história geral das coisas da Nova Espanha assinala que desde a época pre-hispânica iniciou-se o cultivo do Nopal. De fato algumas das técnicas de cultivo e os usos como alimento provém daquele tempo.

Agora sabemos que essa verdura contém diversas características como proteínas, gorduras naturais, carboidratos, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido ascórbico, retinol e oito aminoácidos a mais. Existem no México mais de 40 variedades de Nopales comestíveis.

Para nossos antigos a planta também foi sagrada, dela apareceram como símbolo da fundação da cidade dos Aztecas Tenochtitlan. E lembremos que atualmente ela aparece no Escudo Nacional (na Bandeira do México) e no Escudo da Cidade do México.

Os mexicanos dão três principais usos ao Nopal. Como alimento: em escabeche, salmoura, assado, como acompanhamento, marmeladas, doces, sobremesas e até licores. Como remédios, cápsulas, comprimidos e pomadas e para a elaboração de cosméticos de beleza como cremes protetoras, hidratantes, limpadores, xampus, condicionadores, sabonetes, limpadores faciais, etc.

Os Nopales não é somente um elemento da paisagem mexicana, mas, também um dos alimentos mais nutritivos que o país produz. A melhor maneira de degustá-lo é em distintas formas e sabores como por exemplo – pizza de Nopal, nopales no molho de queijo gorgonzola, espaguete caprese com Nopales, feijões com carne de porco e nopales, marmelada de Nopal, bolo de Nopales, espécie de pamonha com carne de porco e nopales, xoconostles em calda doce (fruta do Nopal), biscoitos de Nopal e canela, etc. etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s