FloRes ComestiVéis No MéxicO

Desde os tempos pre-hispánicos as flores tem tido presença na cozinha mexicana. As pétalas de rosas cortadas, douradas na frigideira sem uma gota de azeite e salpicadas de açúcar ate ficar crocantes é um dos prazeres culinários que nos oferecem as flores na cozinha mexicana.

Os ramos de flores eram consumidos em excesso, pois eram utilizados em cultos e oferendas aos deuses Azteca, tanto em templos como em oratórios privados, segundo a antropóloga e investigadora gastronômica mexicana Raquel Torres, no seu livro “As Flores na Cozinha Mexicana”.

Os Aztecas costumavam combinar as flores com aves e peixes, comidas que eram desfrutadas pelos imperadores nas suas festas.

Cheiros exóticos, cores brilhantes e sabores refinados são as características básicas das flores para dar um toque sutil a diversos pratos.

As flores são para os mexicanos um deleite à vista, olfato e ao paladar, pois não são poucas as flores que utilizavam como alimento. Os homens que nasciam no mês dedicado a Xóchitl, deusa das flores, eram alegres, inteligentes, criativos e inclinados à musica e aos prazeres.

As pessoas ainda se deleitam com as flores, como nos mercados de Coyoacán e Xochimilco na Cidade do México, é muito comum ver vendedores ambulantes oferecendo as preparações mais exóticas da culinária mexicana.

Na época pre-hispánica, os indígenas cultivavam hortas e jardins onde tinham árvores frutíferas, ervas medicinais e flores. O costume era fazer pratos feitos a partir de flores para reis e embaixadores entre outras altas hierarquias.

Nessa época também as flores aportaram matizes de frescura e sabores in-usuais às composições da cozinha mexicana.

Flor de Abobrinha, Izote e de Jamaica (hibisco), assim como malvas, tzom-pantli, cabuches ou flor de biznaga e flor de maio ou cacaloxóchitl eram algumas flores que se utilizavam para cozinhar sopas, saladas, ovos de peru e codorna.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s