Los Mayas (maias) do México.

Em Yucatán como em muitos estados do México, a comida é um símbolo que distingue ao povo pois ela está muito relacionada com a historia e a paisagem, com as lendas e a magia.

Na imagem dos homens do milho (que conta o livro sagrado dos mayas Popol Vuh), a comida é um sustendo de um mundo real e imaginário e ocupa um lugar relevante.

O faisão, o Veado e o Javali são temperados com o axiote (o recado colorado) e especiarias vindas do velho continente, o gosto gastronômica é até hoje surpreendente, pela versatilidade dos seus pratos e técnicas culinárias, é uma cozinha famosa no México e no resto do mundo.

Degustar os pratos do livro de receitas da gastronomia Yucateca é uma experiência aonde se misturam o enigma dos vocabulários mayas entrelaçados com o espanhol, e um maravilhoso arco-íris de sabores e cheiros insuspeitos.

Á hora de degustar os salbutes, os panuchos, o poc chok, a cochinita pibil a cor e o sabor se refletiram nas calmas tardes de Mérida, mas também aos olhares de seu povo, que surpreendem ao mundo com sua cultura de meleis de anos.

Los PANUCHOS y PAPADZULES son especialidades yucatecas a base de tortilla a la que se levanta el pellejo (la tortilla de maiz a diferencia de la tortilla de harina de trigo o del pan arabe, al cocinarse se separa en una capa gruesa por un lado y una delgada por el otro, la capa delgada se separa facilmente como una ligera piel o pellejo), se rellena de frijol y se frie en manteca. Para servir se banan en salsa picante y se adornan con ensalada.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s