Lucha Libre

A principal identidade de um luchador é a máscara. Ela é a “alma” e essência do personagem. Elas são únicas e cada desenho é feito para lhe dar uma personalidade única além de um ar de mistério.  Não existe maior humilhação dentro da lucha libre mexicana do que perder a máscara em uma luta de apostas ele é um dos beins mais apreciados que um lutador possui.

Durante muitos anos alguns dos lutadores mais famosos tem defendido suas máscaras e até deixado como herança para filhos, sobrinhos ou netos. Luchadores conhecidos até agora como La Dinastia de los Villanos, Dos Caras, Santo el Enmascarado de Plata, Blue Demon, Tinieblas, Rey Misterio Jr., Fishman Jr., Dr Wagner Jr., Rayo de Jalisco JR, entre outros.

Mascara Vs Mascara

A máxima rivalidade na lucha libre mexicana se dirime em uma aposta de mascara vs mascara.  Ao final da confrontação o perdedor deve retirar a máscara e mostrar sua identidade real.  É revelado o nome e a partir desse instante não pode mais lutar com máscara.  Em este tipo de luta igual ao box professional é permitido  o acompanhamento de um assistente chamado de “second”, que em sua maioria também são luchadores famosos e inclusive até parentes.  Normalmente os “seconds” Rudos interferem  nas lutas e podem chegar a definir a luta mesmo tendo um juiz que tenta controlar e proibir tais ações.

Mas na realidade quando um luchador perde a máscara não pode retomar o personagem nem voltar a colocar outro tipo de máscara durante um período de três anos.  Existem luchadores que continuam usando durante as apresentações, firma de autógrafos, festivais especiais, shows mas na hora de lutar devem ser retiradas.

Os verdadeiros aficionados por Lucha Libre preferem o CMLL (consejo mundial de lucha libre) por considerar mais tradicional.. Por outro lado existe também a triple AAA que também apresenta luchadores bastante conhecidos e famosos como no caso do Dr. Wagner e La Parka.  Mas também existem os Luchadores Independientes que se apresentam independentemente deu quem é a empresa que os contrata., tal é o caso de El Santo, Blue Demon, Mil Máscaras, Dos caras, Canek, Villanos, entre outros.

Atualmente na lucha libre mexicana um dos luchadores mais famosos é o Mistico Principe de Oro y Plata, que se formou na CMLL ao lado do Fray Tormenta (que era um sacerdote lutador).


Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s