PaN de MUertO

Este pão é para os mexicanos o que o panetone para os brasileiros, tem seu origem na época da Conquista, e é inspirado nos rituais prehispanicos, até hoje é um dos componenentes essenciais nas oferendas aos “Fieles Difuntos” (31 de outubro, 1 e 2 de novembro).  Eles são de diversos tamanhos, cores, tipos e formatos.  São “enfeitados” com “ossos” aos lados e no centro uma bolinha que representa o crânio.

Conta a Historia que na época do Império Azteca era feito um ritual aonde uma princesa era oferecida aos deuses e seu coração ainda latejando, era colocado dentro de uma panela de barro com “amaranto”, o sacerdote mordia em sinal de agradecimento a um deus.

Para continuar com a tradição depois da chegada dos espanhóis (os quais “proibiram” todo tipo de sacrificio humano) fizeram um pão de trigo em forma de coração banhado com açúcar avermelhada, simulando ser o coração da bela donzela.

“Comer muertos es para el mexicano un verdadero placer” como dizia o escritor José Luis Curiel Monteagudo em seu livro Azucarados Afanes, Dulces y Panes.

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo

40 gr de fermento fresco

12 ovos

150 gr de manteiga de boa qualidade

150 gr de banha de porco de boa qualidade

300 gr de açúcar

20 gr de sal

Modo de Preparo:

Pegue 500 gr de farinha de trigo e coloque na batedeira, acrescente o fermento, acrescente 8 ovos e continue batendo durante mais 5 minutos.

Coloque a massa em uma assadeira. Em um outro “bowl” coloque a manteiga, a banha de porco e o açucar, misture.  Acrescente os 4 ovos restantes o sal e coloque para bater conjuntamente com a primeira massa durante dois minutos mais.

Deixe descansar durante uma hora e trinta minutos até dobrar o tamanho.

Para fazer os “osso” coloque um pedaço de massa em uma mesa com farinha corte em três tirinhas e amasse com os dedos até dar o formato da imagem.

Reserve um pequeno pedaço e faça uma bolinha para colocar no centro do pão.

Aqueça o forno durante 15 minutos a uma temperatura de 180°C. Coloque o pão para assar durante 40 minutos.

O pão deve estar completamente frio para poder decorar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s